quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOBILIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ

Vinte de junho de 2007, as Universidades Públicas Estaduais (UEL - UEM, UNIOESTE e UNICENTRO) encontram-se mobilizadas com a paralisação de suas atividades nesta data. Assembléias localizadas foram realizadas para votar o indicativo de greve por composição e reposição de salário e concurso público para professores efetivos. A UEM realizou assembléia no período da manhã e aprovou, por aclamação, indicativo de greve e nova assembléia para dia 01/08/2007, para definição/aprovação de pauta de reivindicação e encaminhamentos necessários, com prioridade para definição rumo ao "movimento de greve", ou seja, deflagrar ou não, a greve. No debate de hoje, (20/06/2007), a preocupação foi a falta de participação dos docentes nas assembléias e nas atividades de mobilização.
A questão é: Se a decisão for por greve, será um movimento docente?
Dentre as sugestões de mobilização imediatas, que foram aprovadas em assembléia, a de formar um grupo de pesquisa para investigar as contas do Estado do Paraná, com o objetivo de fundamentar as propostas de composição salarial, nos pareceu a mais urgente. Conhecer os recursos financeiros do Estado do Paraná e identificar o montante de impostos pagos pelos docentes, com recolhimento na fonte, por ser um bom início de investigação, ao final das contas, certamente constataremos que, antes de sermos funcionários públicos, somos contribuintes, somos fonte de arrecadação do Estado.

Um comentário:

Marcos Fernando disse...

Bom dia!!!
Ontem foi sim, um dia de mobilizações em prol das universidades estaduais do Pr! Porém o q me desagrada eh o fato da desunião que existe dentro da comunidade universitária... ontem aki na UEM os estudantes saíram em passeata em protesto, com reinvindicações que são de interesse de todos da comunidade acadêmica - inclusive dos professores - em alguns dos nossos gritos de protestos, chamavamos a atenção a perda salárial dos professores... porém onde estavam eles (os professores) para fortalecer o grito de indignação junto com os estudantes, onde?? Talvez os professores decidiram (por aclamação) mandar "1/2 dúzia de gato pingado" p/ representá-los na passeata... Aos pouquíssimos professores que compareceram, parabéns!!!
União concreta já, soh assim somos fortes!!
Abraço